quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vaginismo

Vaginismo


Vaginismo é um distúrbio da sexualidade feminina, extremamente raro, que pode chegar a impedir por completo a relação sexual. É descrita como uma síndrome psicofisiológica que apresenta como característica fundamental a contração involuntária, recorrente ou persistente da musculatura do períneo adjacente ao terço inferior da vagina, quando tentada, prevista ou imaginada a penetração vaginal com pênis, dedo, tampão ou especulo.
A contração varia desde leve, gerando alguma tensão e desconforto, até severa, impedindo completamente a penetração, sendo que em certos casos essa contração é tão intensa que provoca dor. No entanto, uma mulher com vaginismo pode manter normalmente suas demais respostas sexuais como, por exemplo, desejo, prazer e capacidade orgásmica, desde que não seja tentada ou prevista a penetração.
Este distúrbio está associado com o medo da dor numa espécie de ciclo vicioso: o medo, geralmente inconsciente, leva a mulher a contrair fortemente a musculatura pélvica em momentos relacionados ao sexo. Esta contração torna a tentativa de penetração dolorosa, sendo que a dor gera mais medo, o que resulta em maior contração e, consequentemente, mais dor.
Aproximadamente 5% das mulheres apresentam um grau elevado de vaginismo. Não existe uma causa geral, mas normalmente há um fundo emocional. Pode acontecer em mulheres que sofreram algum abuso sexual, repressão da sexualidade e naquelas que tiveram uma primeira relação sexual dolorosa ou traumatizante.
O tratamento recomendado para o vaginismo é a psicoterapia, que tem por objetivo ampliar o auto-conhecimento. Quanto maior for o conhecimento da mulher sobre ela mesma, seu corpo, sua forma de lidar com o mundo, mais preparada ela estará para vivenciar sua sexualidade.
Outro ponto importante durante o processo psicoterapêutico de uma paciente que tem vaginismo é procurar facilitar a ampliação de seu conhecimento em relação a sua reação ao próprio medo, a como funciona seu corpo e, especialmente, a como realiza suas contrações vaginais. Quanto maior sua consciência acerca das contrações, mais controle tem sobre elas.


Dúvidas sobre o vaginismo

aparelho_feminino
Você sabe o que é vaginismo? Entenda essa doença quase desconhecida e saiba como ela pode afetar a vida de muitas mulheres.

Mulheres que sentem dor durante a penetração podem sofrer de vaginismo. A contração da vagina pode ter diversos fatores e o ato sexual fica prejudicado e até mesmo impossibilitado. E isso pode ser mais grave do que você imagina.

O obstetra Dr. Benjamin Rodriguez Lopez já presenciou diversos casos em que o parceiro não entende o problema da mulher e coloca fim no relacionamento.

“Uma paciente minha casou e anulou o casamento, pois não houve consumação do ato sexual. Um tempo depois ela encontrou um parceiro e engravidou, num processo que durou de três a quatro anos. Já tive em meu consultório uns cinco casos de anulação de casamento por causa do vaginismo”, conta o especialista.

As causas deste mal podem ser um reflexo de uma infecção, traumas ou de uma educação muito rígida. Veja como detectar a doença e as formas de tratamento:

O que é o vaginismo?

Trata-se de uma contração involuntária da vagina que provoca dor na penetração e, em alguns casos mais severos, impede a penetração do pênis na vagina. A vagina é um tubo elástico que mede, em média, 7 centímetros. O pênis, na média brasileira, mede de 15 a 18 centímetros. Se a vagina não sofrer distensão elástica e contrair, o ato sexual é prejudicado.

Quais são as principais causas?

Pode ser consequência de uma infecção ginecológica, ou seja, a mulher sente dor por causa da infecção e fica com medo de ser penetrada, contraindo assim a vagina.

O fanatismo religioso também é uma das causas do vaginismo, pois a mulher passa a acreditar que o ato sexual é pecado, causando a contração.

Os casos mais comuns estão associados a traumas psicológicos, causados por estupro, atentado de violência ou abuso sexual. Quando uma mulher que passou por isso vai ter uma relação sexual, ela não consegue relaxar.

Existe tratamento para o vaginismo?

Se a causa do vaginismo for infecciosa, o médico vai prescrever um analgésico para tirar a dor. Em outros casos, o tratamento é feito em conjunto com um sexólogo e um psicoterapeuta.

Qual o papel do parceiro na solução do vaginismo?

O vaginismo é motivo até de anulação de casamento. Importante lembrar que a mulher precisa de um parceiro que a entenda e que seja paciente.

sistema-reprodutor-feminino
Fonte: IG Delas

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?445
http://www.marcelomarcia.na-web.net/Vaginismo.html
http://www.perineo.net/conteudo/vaginismo.php
http://www.copacabanarunners.net/vaginismo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaginismo
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001487.htm
http://cyberdiet.terra.com.br/vaginismo-o-problema-desconhecido-5-1-4-329.html

0 comentários:

Postar um comentário