Urticária é o nome dado a um tipo de erupção cutânea, pruriginosa, caracterizada por placas elevadas, semelhantes às produzidas pela urtiga.

Existem dois tipos distintos de urticária:
- Urticária aguda: menos de 30 dias de evolução das lesões, surgindo, normalmente, minutos após o contato com o alérgeno. Reações alérgicas a algum alimento se encaixam nessa categoria. Alimentos que comumente causam esse tipo de reação são nozes, mariscos, ovos e peixes.
- Urticária crônica: a evolução dessa leva mais de 4 a 6 semanas. Visualmente não existe diferença entre a urticária aguda e a crônica. Alguns dos casos crônicos mais severos persistem por mais de 20 anos.
Há um tipo de urticária, o edema de Quincke, que se manifesta sob uma forma mais intensa e tem como principal característica o inchaço. Este, freqüentemente, acomete a face, tornando essa forma muito perigosa, pois esse edema pode atingir a laringe, obstruindo-a.
Na urticária crônica, o quadro é menos intenso e as lesões tendem a ser menores, podendo estar presente continuamente ou somem por um período reaparecendo posteriormente.
O diagnóstico é feito pelo histórico e quadro clínico apresentados pelo paciente. Algumas vezes são necessários exames de sangue e urina para auxiliar na detecção de alguma doença associada ou desencadeante.
O tratamento dessa doença visa combater os sintomas provocados pela ação da histamina, sendo, portanto, os anti-histamínicos os medicamentos recomendados. Podem ser usados produtos administrados localmente, como loções calmantes com mentol e cânfora, que ajudam a aliviar o prurido. No caso do edema de Quincke, deve ser iniciado um tratamento de urgência, podendo ser feito o uso de corticosteróides de ação rápida, além de anti-histamínicos para amenizar o edema de laringe. Na urticária crônica, além da medicação sintomática, necessita-se desvendar a causa da urticária.
Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?443
http://www.copacabanarunners.net/urticaria.html
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/urticaria.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Urtic%C3%A1ria
http://www.pulsetoday.co.uk/story.asp?storycode=4116369
0 comentários:
Postar um comentário